São Paulo / SP - sábado, 27 de abril de 2024

Doenças alérgicas

 

 

Principais Doenças Alérgicas

 

 

Asma/Bronquite:  Doença respiratória crônica que leva a quadros de chiado e falta de ar. As crises podem ser desencadeadas por mudanças de tempo, contato com poeira, cheiros fortes, fumaça de cigarro, infecções e outros. O tratamento, nas crises, é baseado em inalações e medicações específicas, podendo levar o paciente ao pronto socorro e até a internações. O tratamento fora das crises é fundamental e consiste em medicamentos, controle do ambiente e conhecimento da doença.

Rinoconjuntivite alérgica:  Doença respiratória que cursa com sintomas nasais e oculares como coceiras (oculares e/ou nasais), obstrução nasal e espirros. O tratamento é importante para evitar as crises de piora e melhorar a qualidade de vida.

Dermatite atópica:  Doença alérgica de pele que consiste em ressecamento da pele e coceira. As lesões variam de acordo com a idade dos pacientes. Em geral, predominam crostas em áreas de dobras (pescoço, atrás dos joelhos e dobras de cotovelos). O tratamento é baseado em cremes, sabonetes e medicamentos específicos.

Dermatite de contato:  Doença caracterizada por lesões na pele em locais onde há contato com determinadas substâncias. O papel do médico é tentar encontrar a causa para interromper o contato e, consequentemente, as lesões.

Urticária/Angioedema:  A urticária consiste em aparecimento de placas vermelhas e elevadas na pele, além de coceira, normalmente após contato ou ingesta de determinadas substâncias (medicamentos, alimentos, picadas de insetos etc). O angioedema cursa com inchaço após esse contato. Muitas vezes a causa não é encontrada, mas existem alguns exames que conseguem elucidar o diagnóstico.

 

 

Imunologia:

 

    O alergista também é um imunologista, o que significa que ele é o especialista em doenças relacionadas a alterações de imunidade.

    Pacientes que apresentem qualquer um dos seguintes quadros devem ser avaliados por um médico especialista em alergia e imunologia:

    - Pneumonias, amidalites, otites ou sinusites de repetição

    - Diarreias muito frequentes

    - Aftas muito frequentes

    - Qualquer quadro de doença infecciosa muito grave, como pneumonia com  derrame pleural ou meningite bacteriana

    - Infecções de pele ou abscessos de repetição

 

 

Lembre-se: a consulta médica é fundamental em todos os tratamentos!